Animação Portuguesa – Mário Neves

Mário Neves

As aventuras do Ursinho Pardo (Mário Neves, 1959)

Começou por fazer ilustrações a bordo do barco Benguela, quando servia a marinha portuguesa como enfermeiro. Aproveitou o tempo disponível que as viagens ofereciam para realizar o seu primeiro filme em 1952 – O Homem do Saco Amarelo . Orientado para fins publicitários, nunca chegou a ser exibido, mas permitiu que Mário Neves começasse a receber encomendas de agencias de publicidade.

Mário Neves indica que esse era o único modo possível para se viver da animação em Portugal, queixando-se de apoios para poder ambicionar longas metragens (Ilda Castro, 2006, p.24).

Trabalhou em equipa, porém era o responsável por produzir os fotogramas-chave dos movimentos, sendo os restantes criados por intercaladores (in-betweeners) e auxiliado por decalcadoras.   Recorria a raparigas para a colocação de decalques de letras e símbolos nas publicidades por serem mais minuciosas.

Mário Neves mostra como a produção de animação requer a criação própria de utensílios, mecanismos ou sistemas. Para poder sincronizar o som com a imagem animada, criou uma máquina que juntava a fita magnética (som) com uma fita numerada e permitia verificar o número associado a cada especificidade do som. Este era um processo demoroso que quando comparado com processos semelhantes executados num computador tornam-se profundamente obsoletos, ao ponto de Mário Neves referir a inutilidade do seu trabalho quando confrontado com as modernas ferramentas digitais. Porém sabemos claramente que as ferramentas digitais são a remediação das analógicas intervindo drasticamente na facilidade de manipulação de informação, na rapidez do trabalho mas diferindo muito pouco no conceito de cada ferramenta.

Referências
Castro, Ilda, (2003) Conversa com Mário Neves in Animação Portuguesa conversas com, Lisboa, Ed. Câmara Municipal de Lisboa, P.22-35

Anúncios
por filipecluz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s